Análise de crédito antes da venda: entenda a sua importância e como fazer

análise de crédito

A tarefa de conceder ou não crédito é sempre difícil. Mas as empresas precisam saber exatamente quais riscos estão assumindo com a concessão de pagamento em uma data futura, pois isso interfere na sua capacidade de honrar os seus compromissos assumidos e de manter uma boa reputação no mercado.

Portanto, antes de conceder o benefício, faça uma analise de crédito. Com ela, por meio do histórico de compra, a empresa pode estimar a magnitude do risco que terá com a demora do pagamento.

Além do mais, você evita prejuízos futuros, reduz a inadimplência e diminui os problemas com as cobranças.

Não é possível eliminar os riscos, mas é importante saber administrá-los para diminuir as ocorrências. Continue a leitura e aprenda a fazer uma análise de crédito corretamente.

Identifique o cliente

A obtenção de informações cadastrais do cliente é iniciada com o preenchimento da ficha. Solicite os documentos de identificação, como RG e CPF para verificar a autenticidade da identidade.

Esse é o primeiro contato com o cliente na análise de crédito. No caso da pessoa já possuir um vínculo com a sua empresa, solicite a atualização das informações.

Comprove a renda

Solicite comprovantes de rendimento, como contracheque ou holerite, assim você pode saber qual é a real capacidade do cliente de pagar pelo crédito a ser concedido.

No caso de clientes autônomos, solicite o Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) ou a indicação de pelo menos três empresas nas quais o cliente já possui uma conta.

Consulte os órgãos de proteção ao crédito

Consulte os órgãos para obter informações mais confiáveis e seguras sobre o histórico de compras do seu cliente. Use o CPF do cliente para fazer uma consulta no SERASA ou SPC.

Você precisa avaliar diferentes fontes de informação para tomar as decisões mais corretas para o seu negócio.

Analise o mercado

Em momentos de instabilidade financeira, os casos de desemprego crescem e isso pode afetar a capacidade de pagamento dos clientes. Mesmo um bom pagador pode ter dificuldades em cumprir com os compromissos assumidos.

A sua empresa precisa estar pronta para essas situações ao conceder os créditos nesses períodos.

Use a tecnologia

Aumente a eficiência na análise de crédito com o uso de diversas ferramentas, como sistemas automatizados que permitem agilidade na obtenção das informações e melhoram a gestão desses dados, tornando o processo de aprovação de crédito mais eficaz.

Lembre-se de que uma resposta negativa para o cliente deve ocorrer somente se ele estiver com o nome negativado e não tiver possibilidade de pagar a conta. Estabeleça uma política de concessão de crédito e otimize os processos de sua empresa.

Uma analise de credito eficiente é uma ótima ferramenta estratégica, que garante mais precisão e segurança na tomada de decisão. Ela deve ser feita da maneira correta para não comprometer a saúde financeira da empresa e sua capacidade de honrar os compromissos com os fornecedores e colaboradores.

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3 comentários em “Análise de crédito antes da venda: entenda a sua importância e como fazer

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