5 dicas para profissionalizar a empresa e ter uma gestão mais eficaz

Existem várias formas de fazer o negócio crescer sem precisar de um grande investimento e uma delas é profissionalizar a empresa. De acordo com dados divulgados por um estudo realizado pelo Sebrae, as principais causas de fechamento das empresas em menos de 2 anos estão na ausência de planejamento, falta de capacitação dos colaboradores e redução na eficiência da gestão.

Se você está com dificuldades para fazer a sua empresa crescer ou deseja que isso aconteça o mais rápido possível, veja algumas dicas que preparamos abaixo e confira as melhores formas de profissionalizar seu negócio e ter uma gestão mais eficaz!

1. Treine os funcionários

Não importa se você tem um funcionário ou mais de cem. Para oferecer o melhor serviço ao seu cliente e melhorar a gestão do negócio, os colaboradores precisam ser capacitados, até mesmo você no caso de trabalhar sozinho.

Faça cursos que sejam específicos do seu ramo de atuação e também aqueles que estão indiretamente relacionados. Lembre-se: quanto mais conhecimento tiver sobre o seu negócio, maiores as chances de crescimento.

2. Determine o posicionamento da empresa no mercado

É preciso saber exatamente qual é o propósito da sua empresa no mercado, qual a sua missão, os seus valores e que tipo de impacto o seu empreendimento gera na sociedade. Muitos pequenos e médios empreendedores não dão o devido valor à essas definições, mas todos os objetivos da sua empresa e os meios para alcançá-los devem ser pautados nessas ideias.

3. Melhore a comunicação interna

Para o crescimento da empresa, é fundamental uma boa comunicação dentro dela. Uma informação que não foi passada de forma clara pode sofrer ambiguidade e trazer grandes prejuízos para a imagem do negócio e também para os lucros.

Portanto, seja claro e objetivo quando for se comunicar com os seus colaboradores ou com empresas terceirizadas. Eles precisam saber exatamente o que você deseja para dar novas ideias e também mostrar os pontos negativos de uma decisão. Uma boa forma de falar e ouvir a todos de forma clara é fazendo reuniões e trocando informações por escrito, usando o e-mail por exemplo.

4. Veja a empresa como um todo

Muitas vezes podemos olhar a nossa empresa como um conjunto de caixas separadas: uma caixa para o RH (recursos humanos), outra para as finanças, outra para o marketing e assim por diante. A verdade é que essa separação só deve existir na teoria, pois fazer isso na prática pode ser bastante prejudicial para o empreendimento.

Por exemplo, para montar uma campanha de marketing, é preciso estar diretamente em contato com as finanças da empresa, já que é preciso saber quanto está disponível para essa área. Ao mesmo tempo, para a realização dessa campanha, pode ser necessária a contratação de um especialista, papel destinado ao setor de RH. Quanto mais você analisar a empresa como um todo, melhor!

5. Terceirize

Você provavelmente conhece muito bem sobre o seu produto, mas isso não basta para que o negócio seja um sucesso. Um empreendimento cresce com o conhecimento em diversas áreas. O problema é que, quando paramos para estudar sobre outros assuntos, perdemos o foco no que temos melhor performance.

Portanto, aprender a terceirizar os serviços para quem realmente entende do assunto é essencial para ter um bom desenvolvimento no seu empreendimento. Por exemplo, talvez realizar a cobrança de determinados clientes não seja o tipo de serviço que mais lhe agrade ou que você saiba fazer com maestria. Assim, essa seria uma boa opção de serviço para delegar.

Profissionalizar a empresa e alcançar os seus objetivos e metas não é tão difícil quanto parece, mas é necessário fazer alguns movimentos essenciais. Deixar que as coisas caminhem sozinhas não é uma boa opção e, portanto, você deve decidir quais rumos tomar para fazer do seu empreendimento um grande sucesso.

Gostou dessas dicas? Então, veja também quais são os erros mais comuns na gestão de uma pequena empresa e aprenda a identificá-los para não cometê-los mais!

3 comentários em “5 dicas para profissionalizar a empresa e ter uma gestão mais eficaz

  1. Pingback: Automação de processos: entenda porque sua empresa deve fazer - Nosso Crediário

  2. Pingback: Crediário próprio em lojas: por que devo ter na minha? - Nosso Crediário

  3. Pingback: Como o uso do crediário é importante para empresas de sucesso - Nosso Crediário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *