9 dicas para melhorar o visual de sua loja e atrair mais clientes

visual da loja

Suponhamos que um cliente em potencial passe em frente a sua loja, seu Ponto de Venda, mas por algum motivo acaba adquirindo o produto em um concorrente seu.

Pode parecer frustrante, mas essa situação acontece mais vezes do que você imagina, e o motivo pode ser o que você menos espera.

O cliente em potencial precisa se sentir atraído ao entrar em sua loja e satisfaça sua necessidade de consumo, tornando-se um cliente ativo e retornando mais vezes. Para isso, é essencial que sua loja seja atrativa e vendável.Confira as 10 dicas para melhorar o visual da sua loja e maximizar seus lucros:

1. Fachada

A fachada é toda área que o cliente em potencial verá de sua loja por fora, incluindo o passeio, muros e jardins. É essencial que essa área esteja sempre em boa manutenção. Para isso, certifique-se que a mesma sempre esteja limpa, sem rachaduras, manchas ou pichações e bem iluminada. Mantenha lâmpadas para conservar sua fachada atraente até durante o período noturno.

É importante também que as cores da fachada sigam o padrão de cores de sua logomarca. Assim o cliente interioriza o conceito de sua marca e ficará mais fácil de memoriza-la, lembrando que a Logomarca deve passar o conceito e a atividade de sua empresa.

2. Vitrine

Segundo estudos, a vitrine é responsável por 75% de suas vendas. Ela deve expor essencialmente o mix de produtos comercializados em sua empresa para atingir diretamente seu público alvo. Assim como comentamos na fachada, a vitrine também deve contar com uma boa iluminação, a fim de destacar os produtos expostos.

Especialistas da área afirmam que o ideal é utilizar três ou quatro cores diferentes para evitar a poluição visual da vitrine. Os produtos posicionados abaixo da linha da visão (aproximadamente 1,60m) são mais percebidos pelos clientes, utilize esse espaço para posicionar seus produtos de maior valor ou com mais rentabilidade.

Sobre a troca de produtos da vitrine, o ideal é que seja feita pelo menos de 15 em 15 dias, mas você pode realizar pequenas alterações durante o período.

3. Iluminação

Já falamos da importância da iluminação nos itens Fachada e Vitrine, mas é importante ressaltar o quanto ela é importante também dentro de sua loja. Posicione uma boa iluminação nos seus produtos em destaque para atrair a atenção dos clientes para esses produtos.

A iluminação torna a sua loja convidativa, agradável e é uma ótima ferramenta para atrair clientes em potencial para sua loja. Você pode utilizar a iluminação fria (branca) e a quente (amarelada), que possuem funções diferentes, sendo elas:

• Cor fria (Branca) deve ser utilizada para tornar o ambiente mais claro, o que aumenta a visibilidade do produto e deixa o cliente mais confortável e confiante em suas compras.

• Cor quente (Amarela) deve ser utilizada para iluminar um produto específico, destacando-o dos outros produtos. Ela revela mais detalhes, texturas e cores.

4. Mobília

Quanto mais tempo o cliente fica em sua loja, mais confortável e propenso à compra ele fica. A mobília de sua loja deve ser distribuída de forma que facilite a visualização dos produtos e a circulação de clientes pela loja. Evite que sua loja passe uma impressão de apertada e desconfortável.

Os móveis devem ser práticos e versáteis, possibilitando o ajuste em qualquer área da loja, o recomendado é que tenham no mínimo 50cm e no máximo 2,00m de altura.

Já os provadores devem ser seguros e fáceis de achar, de forma que o cliente se sinta confortável a utilizá-lo. É fundamental que o provador possua um bom espelho, uma boa iluminação e uma boa ventilação.

Sobre os manequins, é importante observar que é a escolha dos produtos que estão nele que vem em primeiro plano. Utilize o mesmo tipo de manequim em toda loja e adapte-os conforme seu público-alvo.

5. Circulação

Possibilitar uma livre circulação do cliente pela loja aumenta suas chances de compra, uma vez que o espaço percorrido será maior e o cliente verá mais produtos.

Lembre-se de adaptar a entrada de sua loja para que atenda pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Especialistas da área afirmam que o ideal é que haja, no mínimo, 80 centímetros de distância entre as mobílias para permitir uma boa circulação. Nessas áreas de circulação, dê preferência na exposição de seus produtos com maior destaque.

Posicione atrativos e produtos em promoção no fundo da loja, isso garante uma circulação por todo espaço até os produtos em promoção.

6. Exposição dos Produtos

Os produtos devem estar bem visíveis para estimular o cliente à compra e encantá-lo com o produto. Seu ponto de venda será atraente para o cliente à partir do momento que você atende às necessidades dele.

Organize seus produtos por categoria (cores, estilos, casualidade), isso facilita que o cliente encontre o que precisa em um ponto único de sua loja. Para destacar um produto específico, coloque-o ao lado direto após a entrada da loja. Esse ponto é considerado ideal por proporcionar maior atração visual.

Muitas vezes promoções, produtos pequenos e novidades são comprados por impulso, aproveite para coloca-los em pontos estratégicos e perto dos caixas. Mas lembre-se, as promoções precisam ter um prazo determinado, como 30 dias no máximo, por exemplo, promoções com prazo indeterminado deixam de ser atrativas.

7. Climatização

Temperaturas agradáveis em uma loja proporcionam um ambiente de compra mais envolvente. A temperatura dentro da loja é essencial para a permanência do cliente. Temperaturas elevadas ou muito baixas geram incomodo ao cliente. Sendo assim, atente-se para que a temperatura da sua loja seja sempre agradável, adaptando-a conforme as estações do ano.

Um erro comum entre lojistas é manter a porta fechada devido ao uso do ar condicionado. Isso inibe a entrada de clientes, mas caso seja necessário, mantenha sempre uma placa “ABERTO” durante o funcionamento da loja. Uma alternativa para essa situação seria a instalação de uma cortina de ar ou o uso de ventiladores.

Lembre-se da manutenção dos produtos de climatização. Ventiladores e aparelhos de ar-condicionado sem manutenção costumam emitir sons que podem incomodar o cliente na hora da compra.

8. Comunicação Visual

O papel da comunicação visual é informar e conduzir o cliente por toda a loja. Ela deve despertar o interesse de seu cliente em potencial.

As cores da marca devem manter-se desde a logomarca, fachada da loja até os uniformes.

A sinalização dentro da loja também deve ser clara e bem visível, auxiliando os clientes a encontrar os produtos desejados, o caixa e o banheiro, por exemplo.

Caso utiliza cartazes, banners ou faixas, lembre-se que elas devem ser de fácil leitura, sem excesso de texto e imagens e localizadas em pontos estratégicos de sua loja, sempre a altura dos olhos.

Uma boa loja para o cliente é aquela que deixa uma boa lembrança. Um som ambiente combinado com uma fragrância agradável funciona como um atrativo a mais para a loja e ajudará a fidelizar seus clientes.

9. Banheiros e Copa

Cuidados com o bem-estar do cliente são essenciais para proporcionar admiração e encantamento no mesmo. Por isso, atente-se aos pequenos detalhes que podem fazer toda diferença.

Os banheiros devem possuir indicação de masculino, feminino ou unissex, assim como devem manter o mesmo padrão de limpeza e organização de sua loja. Lembre-se de disponibilizar bons produtos de higiene para seu cliente nesse espaço.

Utilize espaços ou bancadas próximos ao caixa para oferecer pequenos “mimos” aos clientes, como cafés, sucos, balas ou chocolates. Esse detalhe pode fazer toda diferença por causar uma boa impressão do cliente em relação à sua loja.

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