A automatização de cobrança ajuda a diminuir a % de inadimplentes?

O mundo dos negócios pode ser o sonho para muitos mas também pode ser o pesadelo para alguns. O mundo atual é rodeado de tecnologias e procedimentos automáticos, feitos para facilitar a vida das pessoas e das empresas. Neste sentido, porque não aproveitar a tecnologia disponível e realizar a automatização de cobrança em sua empresa, que é uma das terefas mais difíceis e chatas que existe, não é mesmo? Quem aqui gosta de realizar uma cobrança? Mas será que essa automatização trará os resultados esperados? Será que apenas automatizar as cobranças será suficiente? 

Automatização de cobranças

Aqui, vamos trabalhar com um tema específico, que se relaciona com a frase citada acima: a automatização de cobranças. De que forma um sistema criado para gerir seu próprio crediário pode ajudar nas análises de crédito e na redução da inadimplência dos seus clientes?

A automatização de cobrança ajuda a diminuir a porcentagem de inadimplência?

Chegamos então à pergunta principal deste texto: será que automatizar a cobrança terá efeito positivo, diminuindo o número de inadimplentes? E a resposta é sim! Considerando e utilizando as ferramentas e serviços de automatização das ações de cobrança disponíveis no dia a dia, isso contribui bastante. As ações de cobrança vão ter mais efeitos nos seguintes casos:

Quanto o cliente é esquecidinho

Nesse caso a automatização vai ajudar bastante, pois vai estar sempre em contato com seu cliente, alertando quanto ao vencimento da parcela ou fatura.

QuanDO O CLIENTE É BOM MAS É ESPERTINHO COM SUA EMPRESA

Existem muitos clientes que simplesmente vão deixando as contas atrasarem, pois sabem que não vão receber cobrança da sua empresa. Esses clientes dão preferência para pagar em dia as empresas que cobram. Eles ainda pensam, não sei por qual motivo, que sua empresa vai se esquecer deles e eles não vão precisar pagar. E se você não cobrar, realmente isso pode acontecer.

Quando o cliente é complicadinho

Se você deixar pra cobrar depois de muito tempo de atraso, muitos clientes vão alegar que já pagaram a conta, e vão tentar jogar com você dizendo que você ou algum funcionário seu que errou e não deu baixa no recebimento. Eles fazem isso por vergonha ou muitas vezes por má intenção mesmo.

Quando o cliente tem medo de ter o CPF negativado

Nesse caso mais crítico, o cliente que tem o CPF limpo não vai querer correr o risco de ter o CPF negativado, pois vai atrapalhar sua vida financeira.

Esses são alguns casos em que uma cobrança automatizada, com a definição de uma régua de cobrança bem feita, vai ter um resultado excelente. Mas repetindo, será que apenas a automatização de cobranças resolverá todos os problemas de inadimplência? Vamos voltar a esse ponto daqui a pouco.

 

Outros benefícios: Ganho de tempo por parte da empresa

Outro detalhe importante é o ganho de tempo. Imagine quanto tempo você ou um funcionário seu vai gastar para realizar todas as tarefas de cobrança todos os dias. Não será fácil e nem um pouco agradável, pois como disse, acho que muita gente acha a tarefa de realizar uma cobrança desagradável e muitas vezes constragedora, principalmente se você conhece pessoalmente o cliente. Muitas vezes essa dificuldade vai fazer você postergar as cobranças e não fazer diariamente.

Além disso, quando o trabalho é feito manualmente, corre-se o risco de que erros aconteçam. Neste caso, uma cobrança pode deixar de ser feita ou enviada de forma incorreta, o que também abre margem para inadimplência.

Antes de seguirmos com este assunto, convidamos nosso leitor a conferir outros artigos de nosso blog. Com outros textos, você pode aumentar ainda mais seu conhecimento, melhorando seu entendimento sobre este e outros temas.

Diminuição do risco relacionado a ERROS DE CAIXA

Um dos problemas que nossos clientes sempre nos relatam, principalmente quando tem funcionários que operam vendas e recebimentos ao mesmo tempo, muitas vezes existem dúvidas se o funcionário ou mesmo o proprietário não se esqueceu de baixar a parcela de determinado cliente ou deu baixa na parcela do cliente errado. Com as primeiras ações de cobrança, que com certeza devem ser muito brandas no início, esses erros serão descobertos logo e corrigidos, antes que se torne um prejuízo para a empresa.

Com um software que automatize a cobrança, isso é evitado de forma rápida e eficiente. Não é necessária a passagem da cobrança por terceiros e nem constrangimento. O relacionamento é direto com o cliente e tudo isso também colabora para que o pagamento seja feito da forma correta, evitando a inadimplência.

Relacionamento mais próximo com o cliente

No fim, ainda podemos resumir que todas essas ações diminuem sim os riscos de inadimplência e atrasos. Além de todas as ferramentas de facilitação do pagamento (carnê, boletos), ter um software que facilite o trabalho da empresa e, ao mesmo tempo, demonstre que a empresa é séria e principalmente organizada, faz com que o relacionamento se torne mais confiável, com o cliente percebendo também o esforço da empresa em ajudá-lo da melhor forma, mantendo-o informado em todos as etapas, sem pensar apenas na cobrança.

Estas são benefícios e algumas formas de diminuir a inadimplência a partir de um sistema de cobrança automática. Desde as melhorias técnicas, passando pela facilitação da vida dos clientes, estas vantagens se tornam bastante claras e, certamente, melhorarão a porcentagem de casos de falta de pagamento.

MAS SERÁ QUE APENAS AUTOMATIZAÇÃO De COBRANÇA VAI acabar com a inadimplência?
A resposta é não. Primeiro porque é praticamente impossível ter inadimplência zerada se você trabalha com crediário próprio. O que você consegue, e para isso basta se organizar e utilizar as ferramentas acima descritas, é controlar a inadimplência. A inadimplência controlada é muitas vezes utilizada como forma de receita, não que todos queiram ganhar com a inadimplência, mas é possível e até bastante lucrativa. O que não pode ocorrer de forma alguma é deixar de analisar 2 pontos antes de uma venda: primeiro, se o cliente tem o CPF limpo, e segundo, se a parcela que ele está assumindo está dentro da capacidade de pagamento dele. 
Vender sem analisar esses dois pontos vai com certeza te causar descontrole na inadimplência, mesmo que você conheça o cliente, e não vai adiantar automatizar as cobranças, pois de nada vai adiantar cobrar um cliente que não pode pagar e que não se importa em ser um bom pagador. É ilusão achar que apenas por conhecer o cliente, e ele conhecer você, ele vai se preocupar em te pagar em dia. Quantas vezes isso já deve ter acontecido com você ou você já deve ter ouvido falar, não é mesmo?  

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Veja o depoimento de alguns clientes que já usam o sitema Pagthos | Altercard a algum tempo.

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