Afinal, quais as vantagens e as desvantagens de antecipar crédito ou seu contas a receber?

A economia brasileira passou por uma série de dificuldades e começou a dar indícios de recuperação recentemente. O problema é que, para as pequenas e microempresas se manter em um mercado tão competitivo pode ser difícil e recorrer a empréstimos para isso nem sempre é o melhor caminho. Nesse caso, antecipar crédito pode ser uma ótima alternativa.

Também conhecida como antecipação de recebíveis, a antecipação de crédito é uma forma de obter, no presente, valores que só seriam disponibilizados para a empresa no futuro. Por exemplo, digamos que você vendeu um item e parcelou em 5 vezes no carnê. Em vez de aguardar esses 5 meses, você já pode antecipar esse crédito, tendo em conta esse valor em cerca de 24 horas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o post e leia até o fim!

Não é necessário pedir empréstimo

Dependendo do valor, você pode evitar o pagamento de pesados juros em empréstimos bancários, fazendo a antecipação de recebíveis. Você não paga juros para utilizar esse valor, já que estamos falando de um dinheiro que já é seu.

Dessa maneira, fica mais fácil evitar dívidas ou acabar se enrolando com os juros que os bancos costumam cobrar, custo que poderia ser investido no seu negócio.

Oportunidade de pagar menos aos fornecedores

Quem não gosta de receber na hora todo o pagamento ou, ao menos, uma parte considerável dele. O seu fornecedor também gosta e com dinheiro em mãos, você pode fazer um bom negócio. Algumas empresas cobram uma taxa para antecipar os recebíveis, até aí muito justo.

O que você pode fazer é ver se o negócio com o seu fornecedor vale a pena. Assim, o desconto precisa cobrir essa taxa e, é claro, valer a pena para você gastar menos na compra de mercadorias.

Aumenta a pontuação da empresa

Sabia que a sua empresa também tem uma pontuação? Essa é uma taxa que cada empresa e pessoa tem como bom pagador. Quanto mais alta, maior a probabilidade de você conseguir empréstimos a juros mais baixos. Dessa forma, se você estiver com uma conta para vencer e não tem o dinheiro em mãos, vale a pena pedir esse adiantamento e continuar pagando tudo em dia.

Redução da inadimplência

Ao antecipar os recebíveis, a empresa responsável por esse processo garante que o dinheiro estará na sua conta. Ela agora, passa a ficar responsável pelo recebimento dos valores e, caso os clientes não paguem, passa a ser de responsabilidade dela cobrá-los. Assim, você evita muita dor de cabeça e também o constrangimento de ter que ligar para os seus clientes cobrando uma dívida.

Analise com cuidado as taxas cobradas. Pode ser que, quando somadas, os valores fiquem altos, não valendo a pena antecipar crédito. Além disso, essa não deve se tornar uma prática recorrente e deve ficar bem claro que ela é apenas para situações emergenciais. Cuidar da saúde financeira do seu negócio é essencial para levá-lo ao sucesso.

Que tal mostrar essas vantagens para outras pessoas? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude os seus amigos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *