Cliente com nome sujo? Saiba como um sistema pode ajudar na consulta de negativação de clientes

Assim como várias outras empresas, a sua pode ter um perfil de relacionamento mais íntimo com os clientes, especialmente aqueles que já são mais conhecidos. Por isso, você abre a opção de compra no crediário ou outras formas de pagamento não tão seguras. Nesse aspecto, uma consulta de negativação dos clientes é extremamente útil.

De acordo com algumas pesquisas divulgadas em novembro deste ano, a inadimplência atingiu mais de 60 milhões de habitantes. Esse é, sem dúvida, um excelente motivo para você fazer uma consulta dos clientes antes de fechar contrato com eles.

Lembrando que considera-se inadimplência o crédito que está com mais de 90 dias em atraso.

Ainda não está convencido sobre a importância e as vantagens em realizar esse tipo de consulta? Então, leia este post.

Quais as diferenças entre protestar e negativar?

Muitas vezes, as pessoas falam “meu nome foi protestado” ou “meu nome foi negativado” como se essas duas expressões fossem sinônimas, mas não são. Veja as especificidades delas a seguir.

O que é protestar?

O protesto é uma formalidade, ou seja, é cadastrar de maneira oficial a inadimplência da pessoa em órgãos como cartório. Essa é uma maneira de comprovar que há uma dívida associada a um CPF. O objetivo é que a questão seja resolvida dentro da formalidade.

Outro ponto importante é que, ao protestar o nome de alguém, você já está se precavendo caso seja necessário entrar com uma ação judicial. Esse protesto é um passo obrigatório antes de iniciar uma ação na justiça.

O cartório, por sua vez, notifica as instituições de proteção ao crédito. O nome do inadimplente pode ficar registrado nesses órgãos por até 10 anos.

O que é negativar?

O nome de alguém pode estar negativado sem, necessariamente, estar protestado. A negativação é uma opção que a empresa tem de impedir que o cliente consiga crédito em outras empresas. É, de fato, uma forma de proteger o mercado.

A empresa pode entrar em contato com os órgãos de proteção ao crédito e cadastrar, por meio de comprovação, aquele cliente que não efetuou o pagamento acordado.

Não existe uma forma melhor do que a outra, tudo vai depender de como foi a negociação entre as partes antes dessa decisão, e do quanto o cliente representa para sua empresa. O melhor dessa opção é que quem passa a fazer as cobranças são terceiros, evitando que você se sinta constrangido frente ao cliente.

Por que fazer a consulta de negativação é importante?

O Brasil tem uma grande quantidade de pessoas que não estão com as contas em dia, como podemos observar da estatística mencionada. São pessoas que estão com o nome sujo e que não se encontram em condições financeiras de firmar novos negócios.

Você se esforça todos os dias para oferecer os melhores produtos e serviços para os seus clientes, mas de nada adianta se você não receber por isso. Afinal, para manter a sua empresa em pleno funcionamento, é preciso que ocorra equilíbrio financeiro. Clientes inadimplentes podem prejudicar o seu negócio de maneira significativa.

É claro que os clientes inadimplentes acabam aparecendo, pois, mesmo aquele cliente sempre preocupado em pagar em dia, pode passar por problemas financeiros e não efetuar o pagamento.

Porém, a ideia aqui é que esse número seja cada vez menor, e fazer a consulta de negativação certamente ajudará nesse objetivo. Essa consulta pode ser feita por meio de um sistema específico. Você pode contratar esse sistema para sua empresa e assim ter muito mais agilidade e segurança na hora das vendas.

Por que usar o sistema de consulta de negativação?

Reduz a inadimplência

Existem muitos clientes que pagam suas contas em dia, ou podem até atrasar um pouco, mas o dinheiro sempre chega. Por outro lado, existem aqueles que não pagam, ou seja, ficam inadimplentes por diversos motivos: desemprego, falta de organização financeira etc.

E, por mais que você não queira clientes inadimplentes, eles vão aparecer. Mas, realizando uma consulta antes para saber se o nome de determinada pessoa está sujo, o índice de inadimplência na sua empresa passa a ser muito menor. Uma taxa máxima de inadimplência aceitável é de 5%, portanto, fique sempre atento para não ultrapassá-la!

Melhora o controle financeiro

Todo negócio precisa de um bom controle financeiro. Esse cuidado deve acontecer nos mínimos detalhes, afinal de contas, todo dinheiro que entra é direcionado para uma função. O grande objetivo é manter as portas abertas e, é claro, crescer para se manter competitivo no mercado.

Com um índice de inadimplência menor, consequentemente, você também consegue obter um melhor controle financeiro do seu negócio.

Permite afastar os espertalhões

Existem diversas pessoas que usam das facilidades de crédito que muitas empresas oferecem para não realizar o pagamento de uma compra. Assim, elas já entram no seu estabelecimento com a intenção de não quitar a dívida.

Normalmente, essas pessoas compram um grande valor de mercadorias. Nessa hora, você pode começar a desconfiar. Entenda: se ela já está com o nome sujo, não vai fazer muita diferença entre pagar ou não a compra que foi feita na sua empresa.

Permite oferecer melhores condições de pagamento

Ao fazer a consulta e verificar que aquele cliente não tem o nome protestado ou negativado, você consegue efetuar a venda com muito mais confiança.

Assim, você pode oferecer uma melhor forma de pagamento para ele. Por exemplo, não pedir uma entrada (ou uma de valor menor), parcelar o valor total da compra em mais vezes, entre outras opções.

Quais os diferenciais de um software de análise de riscos?

O primeiro ponto é que alguns softwares conseguem oferecer para o seu cliente a opção de pagamento em crediário, o que evita riscos para o seu negócio. Assim, a sua empresa pode vender com maior segurança e sem medo de receber um calote.

Nesse software, que funciona por meio de uma plataforma, você pode fazer o cadastro de todos os seus clientes e, a partir disso, fazer uma consulta sobre essa pessoa. Dessa forma, você também passa a ter todos os dados dos seus clientes e das compras de cada um em um único lugar.

Esses softwares também costumam oferecer outros benefícios, como impressão de contratos, geração de carnês e boletos bancários e, é claro, o monitoramento constante do pagamento. Ao identificar que há atraso por parte de algum cliente, o problema já começa a ser resolvido de forma automática.

Ter um sistema de consulta de negativação é uma das melhores decisões que você pode tomar pelo seu negócio. É uma forma de garantir a saúde financeira dele e a possibilidade de competir com outros negócios e crescer na região.

Entenda também por que o uso do crediário é importante para ter uma empresa de sucesso!

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