Como cobrar um cliente inadimplente? Aprenda aqui!

Todo negócio tem seus riscos e um deles é o de vender e não receber o pagamento. Assim, quem é empreendedor precisa se preparar para conseguir lidar com um cliente inadimplente.

Além de não receber o dinheiro, o empreendedor ainda tem outro trabalho que pode ser bem constrangedor: realizar a cobrança desse valor. Hoje, existem diversos meios de contato para falar com o cliente inadimplente, como e-mail, telefone, WhatsApp e carta.

Mas, o que escrever ou falar para esse cliente? Como realizar a cobrança sem se sentir constrangido ou infringir alguma legislação? É exatamente isso que vamos explicar a você agora!

Como fazer a cobrança de um cliente inadimplente?

Conheça quem são os clientes inadimplentes

O cliente já compra na loja há algum tempo? Pois bem, é interessante conhecer um pouco mais sobre ele. Por exemplo, você pode analisar se é hábito dele dever ao estabelecimento ou se foi uma situação pontual. Por meio dessa informação já fica mais fácil descobrir como cobrá-lo.

Pode ser que seu cliente esteja passando por alguma situação financeira mais complicada e neste caso você pode oferecer um prazo a mais ou até mesmo uma forma de pagamento mais adequada, de forma a ajudá-lo e ao mesmo preservar a boa relação que seu estabelecimento tem com ele.

Ofereça opções viáveis

E falando no assunto, apenas ligar para o cliente informando sobre o valor em atraso não é o suficiente. Provavelmente ele já está ciente dessa dívida e o que precisa mesmo é descobrir como quitar essa pendência. Ao contatá-lo oferecendo diversas opções viáveis de pagamento, você ajudará o seu cliente a quitar o montante.

Existem diversas formas de ajustar a forma de pagamento, como reduzir o valor das parcelas para que caiba no bolso do cliente, diminuir os juros ou mesmo oferecer um desconto atrativo para pagamento à vista.

Outra forma de proceder é dando dicas sobre alternativas que possam ser interessantes par seu cliente. Um exemplo é sugerir a contratação de uma dívida em um estabelecimento financeiro que ofereça juros mais baixos que sua empresa, de forma que seu cliente possa arcar com o pagamento que deve a você por meio de um financiamento com condição mais vantajosa.

Mantenha o cliente informado

Depois de saber quem são os seus clientes inadimplentes, você deve criar um sistema que possibilite notificar os clientes sobre os pagamentos em aberto, de forma a evitar esquecimentos. Você pode enviar um e-mail, SMS ou mesmo uma mensagem via WhatsApp um pouco antes (por exemplo 48 horas) do vencimento. Porém, lembre-se: cobranças só devem ser feitas dentro do horário comercial.

Terceirizar a cobrança é uma boa ideia?

Terceirizar a cobrança das dívidas dos clientes é uma excelente opção para as empresas. Além de elas não precisarem se preocupar com isso ou ter que contratar um funcionário apenas para essa finalidade, elas também não precisam passar pelo constrangimento de cobrar clientes, especialmente aqueles mais conhecidos e íntimos da empresa.

O mais importante de uma cobrança é tentar negociar com o cliente inadimplente. Muitos querem pagar, mas estão em uma situação financeira complicada. A terceirizada foca justamente nisso: tenta negociar a dívida de maneira que a forma de pagamento seja benéfica tanto para o cliente quanto para a empresa.

Melhor do que cobrar clientes inadimplentes é evitá-los. Veja algumas dicas de como fazer isso!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *