Crediário próprio: como funciona e como implementá-lo na sua empresa

Crediário próprio

Que a economia do país não vai bem, todo mundo sabe. Agora, difícil mesmo é encontrar alternativas para superar esse cenário e aumentar as vendas do seu negócio, não é verdade? Nessa perspectiva, o crediário próprio pode ser a solução que você estava procurando para a sua loja.

Diversas vantagens podem ser mencionadas referentes à implementação dessa forma de pagamento no pequeno negócio. Entre elas, a potencialidade de alavancar as vendas, na medida em que amplia o acesso ao produto com a negociação a prazo, além de reforçar a fidelização do consumidor.

Você está considerando implementar o crediário próprio em seu negócio? Então, confira os tópicos a seguir, em que explicamos: como o sistema funciona, quais são os principais passos para aderir a essa solução, quando ela é vantajosa e quais são seus principais benefícios. Siga com a leitura e descubra!

O que é um crediário próprio?

Crediário próprio é um sistema de concessão de crédito vinculado integralmente ao seu negócio. Ou seja, o crédito é administrado e financiado com recursos da sua empresa. Entre suas características mais acentuadas, está a possibilidade de facilitar os processos de pagamento para o consumidor.

Foi-se o tempo em que apenas as grandes redes de varejo tinham condições de implementar o sistema de crediário e oferecer mais opções de pagamento para os clientes. Hoje, lojas de menor porte também têm essa possibilidade.

Diante de um cenário de crise econômica, com a elevação dos juros do cartão de crédito, o crediário tem sido uma das formas preferidas de pagamentos pelos brasileiros, conforme aponta pesquisa do SPC Brasil e CNDL.

Segundo os dados, três em cada dez brasileiros utilizam crediário para efetuar compras. Por oferecer a possibilidade de realizar as transações sem envolver dinheiro imediatamente, a solução é estratégica, considerando a capacidade de reter clientes e conquistar sua fidelidade.

Como o crediário próprio funciona?

Com o crediário próprio, você utiliza recursos do seu caixa para financiar as compras dos consumidores, que vão pagar a prazo e com juros. Dessa forma, o seu negócio se torna a única fonte de crédito do cliente na transação e ele recebe exclusivamente o valor do financiamento.

Esse modelo é diferente de outros crediários, em que os financiamentos são realizados com recursos de uma financeira terceirizada. Desse modo, além de o cliente pagar o boleto bancário e não precisar ir à loja mensalmente, a instituição financeira cobra taxas que aumentam o ônus ao consumidor.

Com o crediário próprio, você pode fazer com que o cliente vá ao seu ponto de venda todos os meses para efetuar o pagamento das parcelas. É possível, também, cobrar preços menores, o que se torna um atrativo a mais para a sua loja reter consumidores e elevar o fluxo de vendas.

O que é necessário para implementar um crediário próprio?

Alguns procedimentos são necessários para implementar um crediário próprio no seu negócio, dentre os quais, podemos destacar:

Realize a análise de crédito

A análise de crédito é um procedimento cujo objetivo é avaliar, de modo rigoroso, a capacidade de pagamento do cliente solicitante. Por meio dela, são verificados os riscos do financiamento de crédito, principalmente de inadimplência.

Na análise, são estabelecidos critérios e indicadores que têm a função de verificar as condições do cliente em arcar com a dívida. Esse trabalho é muito importante para preservar a saúde do fluxo de caixa, visto que o aumento das vendas deve ser acompanhado pela entrada de recursos.

É por meio dessa análise que você consegue decidir fornecer ou não o crédito ao consumidor — estabelecendo as regras sobre taxa de juros, prazo de pagamento e outras normas contratuais.

Além do mais, é importante destacar, que essa medida realizada em momento anterior à efetivação da venda, atua em favor da prevenção da inadimplência.

Estabeleça um sistema eficaz de cadastro

Um dos principais elementos de um crediário próprio é o sistema de cadastro de clientes, que armazena o banco de dados dos consumidores e o histórico de compras e pagamentos. Por meio dessas informações, é possível adotar determinadas estratégias, como administrar a evolução do crédito.

Se o consumidor paga suas faturas regularmente, sem atrasos, e efetua compras com certa frequência, seu limite pode ser ampliado — o que potencializa a elevação das vendas e o ticket médio da loja.

Crie um modelo de cobrança

É preciso ter em mente, que existe um risco com a implementação do crediário próprio. Portanto, serão recorrentes os casos de atrasos ou até mesmo os não pagamentos das mensalidades.

É justamente por isso que é necessário criar modelos e métodos eficazes de cobranças, de modo a evitar perdas ao fluxo de caixa da empresa e, ao mesmo tempo, reter o cliente fiel às compras.

Canais de comunicação, como e-mail, telefone e SMS são importantes para lembrar os consumidores acerca da data do pagamento e de outras informações sobre os ônus decorrentes dos atrasos.

Tenha cartões exclusivos

Uma maneira criativa de utilizar o crediário, é por meio de cartões exclusivos, que são muito eficazes na fidelização do cliente e na praticidade das transações de compra com crédito. Além disso, ao substituir modelos convencionais de carnês e boletos, os cartões servem como uma ferramenta de marketing.

Um cartão exclusivo — emitido por sua loja — trará credibilidade para seu sistema de crediário, além de atrair ainda mais clientes e melhorar a lucratividade da empresa.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Considerada a principal modalidade de compras dos brasileiros, o cartão de crédito tem algumas desvantagens que têm afastado um pouco o interesse dos consumidores pelo seu uso. Podemos citar, por exemplo, os juros calculados em mais de 400% ao ano, sendo que a Selic — taxa básica de juros da economia — está em 6,5%.

Dessa forma, os comércios que oferecem o crediário como opção de pagamento saem na frente em relação à concorrência, visto que podem trabalhar com parcelas menores, comparadas com o cartão de crédito.

Vale destacar, também, que o crediário próprio contribui para a aproximação e fidelização do cliente e aumenta, consequentemente, o fluxo de vendas.

 

Sistema Nosso Crediário

O sistema Nosso Crediário é um sistema de Gestão de Crediário Próprio Profissional, que traz excelentes resultados, e pode ajudar sua empresa em cada etapa da implementação ou melhoria do seu crediário próprio.

Quer saber mais? Solicite uma avaliação gratuita, sem compromisso, preenchendo o formulário abaixo. Em até 48h um de nossos consultores vai entrar em contato para avaliar a situação as necessidades da sua empresa, e verificar junto com você se o sistema Nosso Crediário faz sentido o seu negócio.

2 comentários em “Crediário próprio: como funciona e como implementá-lo na sua empresa

  1. Pingback: Automação de processos: entenda porque sua empresa deve fazer - Nosso Crediário

  2. Pingback: Crediário próprio em lojas: por que devo ter na minha? - Nosso Crediário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *