Entenda o que é e como fazer um bom fluxo de caixa para sua empresa

Qualquer empreendedor que se preze deve ficar atento à movimentação constante do caixa da empresa. A essa movimentação, damos o nome de fluxo de caixa, que nada mais é que o controle de entrada e saída de recursos financeiros. 

Para compreender melhor esse conceito e ajudar na preparação de um fluxo planejado e eficiente, vamos apresentar neste artigo os conceitos, dicas e demais entendimentos sobre fluxo de caixa. Acompanhe!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o meio usado para organizar e monitorar as entradas e saídas de dinheiro no caixa. Contudo, é necessário que ele seja integrado para facilitar o processo de faturamento para melhor análise e desempenho da empresa.

Para que se possa compreender o fluxo de caixa, cabe ressaltar que existem as entradas e saídas de recursos:

  • entradas  ocorrem por meio da prática de comércio de serviços ou produtos, venda de ativos da empresa, além de recebimentos de dívidas;
  • saídas  são compras de insumos, pagamento de salários e de fornecedores, locação de imóveis, entre outros custos variáveis e fixos.

Assim, toda a movimentação financeira que a empresa realizar será registrada no fluxo e você terá um controle maior sobre seus resultados. Com isso, você pode evitar problemas futuros e saber o momento certo de investir em seu negócio para gerar ainda mais lucros.

O controle dessa ferramenta não é realizado apenas observando entradas e saídas. É de suma importância o planejamento, a análise e a conferência de saldos em caixa e em contas nos bancos.

Por que ter um bom fluxo de caixa na empresa?

Essa ferramenta contribui com o desempenho positivo dos investimentos feitos pela empresa, apresentando, assim, o mapeamento sobre movimentações financeiras na organização, no intuito de apontar os principais investimentos e gastos.

Essa forma de trabalho facilita a identificação de desperdícios financeiros, favorecendo a melhor divisão de verbas entre os departamentos da empresa. Dessa forma, evita-se orçamentos deficitários e favorece o melhor planejamento e a performance do empreendimento, checando se houve bons resultados.

Nesse aspecto, levanta-se o pressuposto de comparar fluxos financeiros de períodos diferentes, pois ajudará a analisar em quais períodos há maior faturamento e despesas.

Quais as vantagens dessa ferramenta?

Podemos salientar diversas vantagens para um fluxo de caixa organizado na empresa. Veja!

Garante o controle de gastos e investimentos

Com base e análise nos dados obtidos, o empreendedor e seus líderes podem apurar se as despesas são justificadas.

Fortalece o monitoramento de recebimentos

O monitoramento de entradas auxilia no quadro econômico para manter o negócio e possibilita o empreendedor identificar se o volume de entrada é suficiente para manter o empreendimento — por exemplo, suas principais fontes de recursos, recebimentos de juros, vendas e se está de acordo com os objetivos da empresa.

Favorece a verificação e o monitoramento de saldos

A verificação e o monitoramento de saldos é prática de total importância para precaução, caso o empreendimento fique descapitalizado e não isente obrigações. Portanto, é notório que tenha um acompanhamento contínuo, para que, na falta de capital de giro, seja possível adotar medidas rápidas para positivar o caixa e as contas bancárias.

O que fazer quando o caixa é negativo?

Em caso de saldo de caixa negativo, é possível tomar uma medida importante, como modificar os preços de mercadorias. Outra opção é variar na produção, com o objetivo de impulsionar as entradas financeiras, devido a mais produtos comercializados.

Comumente, são decisões tomadas junto a gestores do comercial, da produção e do marketing.

Qual a importância do fluxo de caixa nas empresas?

As movimentações do fluxo de caixa são uma tarefa de grande importância desde as micro até as grandes empresas, por uma série de razões — por exemplo, nos registros, controles e pagamentos de contas sempre em dia.

A tarefa acima citada permite que a sua empresa identifique os clientes que deixam de pagar pelos produtos e serviços que adquiriram do seu negócio, portanto, esse planejamento é essencial para o andamento saudável de sua empresa.

É preciso planejar as finanças da sua empresa para os meses seguintes, com o intuito de conhecer realmente o seu negócio, sabendo o quanto a empresa tem lucrado, se as vendas são suficientes e se existe dinheiro em caixa para pagar as contas.

Qual a importância do controle das finanças?

Para um bom planejamento financeiro, não basta apenas o controle do fluxo de caixa. Há outras atividades que o departamento financeiro da sua organização deve realizar para que a saúde financeira do seu negócio permaneça equilibrada. Entre elas, podemos considerar a conciliação bancária e o fácil acesso às contas bancárias.

A conciliação bancária é um instrumento muito benéfico ao seu negócio, pois evitará falhas que certamente podem render muitos prejuízos, além de identificar desvios de dinheiro da sua empresa, tendo acompanhamento das movimentações financeiras registradas tanto na empresa quanto nas contas bancárias.

Acompanhar os dados parece uma tarefa complicada a ser seguida, mas é essencial para controle e identificação de alguma discrepância. Quando há dados incoerentes, pode ser apenas um erro de digitação ou também algo que possa colaborar para prejudicar o progresso da empresa. É preciso estar bem atento a algumas regras:

  • conferir se os clientes pagaram as dívidas com a sua empresa conforme o prometido;
  • atentar se o dinheiro usado para pagar a conta tem o mesmo valor que o registrado na operação bancária;
  • avaliar lucros ou déficits.

Como fazer um fluxo de caixa eficiente?

O fluxo de caixa minucioso e detalhado é uma atividade importante para o seu negócio. Registrar todas as entradas e saídas da sua empresa, mesmo as que apresentam valores mínimos que parecem não fazer diferença para o controle de caixa, é fundamental. 

É preciso organizar as entradas de dinheiro das saídas de sua empresa. Em tese, entradas são o acréscimo de dinheiro no negócio, ou melhor, as vendas. As saídas são obrigações financeiras da organização — ou, melhor dizendo, as suas dívidas frente aos fornecedores, funcionários e instituições financeiras.

Saber separar tais diferenças será essencial para o fluxo de caixa e para a confiabilidade dos dados. Será determinante no fluxo de caixa de sua empresa a pontualidade nos títulos a vencer ou compromissos fixados com seus fornecedores, adicionando até mesmo as despesas mais insignificantes.

Um fluxo de caixa será eficaz quando o empreendedor for capaz de distinguir todas as informações contidas nele. Rotineiramente, a recomendação é que o próprio gestor interaja diretamente dessa área estratégica da empresa, mas nem sempre há essa possibilidade. De qualquer modo, o conselho básico é ser o mais específico possível em seu fluxo de caixa.

É de extrema importância que se nomeie cada despesa ou entrada, pois, assim, tomará decisões rápidas e lógicas. As informações também poderão ser identificadas mais rapidamente e por qualquer pessoa ou integrante da equipe, facilitando a interação dos colaboradores de sua empresa e contribuindo com o alcance dos objetivos.

Em dias atuais, ao falar em fluxo de caixa, deve-se pensar em planejamento financeiro e uma gestão de sucesso para empresas, e, para isso, é preciso organização e disciplina.

Em suma, para melhor organizar o fluxo de caixa, o essencial é fazer a operação de divisão de categorias e calcular as entradas e saídas do caixa diariamente. Se algo não estiver correto, existem problemas no fluxo de caixa e seu prejuízo pode ser imediato, desse modo, atente aos detalhes para manter a situação financeira da empresa em ordem. 

Gostou do artigo? Receba mais informações como estas assinando nossa newsletter e fique sempre atualizado sobre dicas para o seu negócio!

Comentários

Um comentário em “Entenda o que é e como fazer um bom fluxo de caixa para sua empresa

  1. Pingback: Provisão para devedores duvidosos: livre-se da inadimplência de clientes! - Pagthos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *