Fluxo de cobrança recorrente: o que é e quais as vantagens?

A inadimplência é um dos problemas mais comuns na relação entre clientes e empresas no atual cenário comercial. Apesar disso, é necessário que o empreendedor encontre estratégias para minimizar a falta de pagamento por parte do consumidor e, até mesmo, para estimular a quitação da dívida em atraso. O fluxo de cobrança recorrente, nesse sentido, consiste em uma das soluções possíveis e eficazes às pequenas empresas.

Quer saber mais sobre essa estratégia e suas principais vantagens, caro leitor? Então, acompanhe os tópicos abaixo e veja como essa solução pode ser interessante para o seu negócio. Boa leitura!

O que é fluxo de cobrança recorrente?

Fluxo de cobrança recorrente é uma estratégia que visa cobrar clientes inadimplentes com frequência após determinados períodos. Ou seja, é uma prática que objetiva estimular o consumidor a quitar sua dívida com a empresa, apresentando formas de negociação, condições e até informações sobre as consequências do não pagamento.

Ela é recorrente porque responde ao não pagamento do consumidor que adquiriu determinado produto ou contratou algum serviço e não pagou. Logo, até a inadimplência ser resolvida, a empresa procura o cliente para realizar a cobrança sem constrangimento.

Além de uma ação empresarial de cobrança, esse fluxo é um meio de relação e negociação com o consumidor. Por isso, ele deve ser feito segundo a legislação, com ética e de modo a não constranger o cliente e, tampouco, destruir uma relação que foi construída com esmero.

Qual a sua importância?

A inadimplência no Brasil subiu este ano e já atinge 61,7 milhões de pessoas — o que corresponde a 40,5% da população com idade entre 18 e 95 anos, cujo nome está restrito. É o que aponta um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgado em março de 2018.

Esses dados revelam a exponencial quantidade de cidadãos envolvidos com o não pagamento de dívidas. É verídico afirmar que qualquer empresa está sujeita a sofrer com inadimplência por parte dos consumidores, mesmo adotando práticas preventivas, como a análise de crédito.

O mercado é dinâmico, precisa estar em movimento e a concessão de crédito é uma das formas de conquistar clientes e realizar transações financeiras. Nesse momento, destaca-se a importância do fluxo de cobrança recorrente como uma ação de minimizar os riscos e prejuízos da inadimplência.

Como esse processo funciona e quais são as principais formas?

Com o uso da tecnologia, há diversas formas de executar o fluxo de cobrança recorrente. O serviço funciona a partir de um frequente contato com o cliente inadimplente, visando estimulá-lo a efetuar o pagamento da dívida ou, até mesmo, propor negociação. Afinal, ninguém quer ficar sem receber, não é verdade?

Portanto, viabilizar formas acessíveis para o consumidor que se enrolou financeiramente também faz parte do processo. As cobranças podem ser feitas via ligação telefônica, e-mail, SMS e correspondências.

Uma das tendências mais recentes, inclusive, tem sido a automatização da cobrança — prática que otimiza o serviço e reduz custos.

Quais são as vantagens de ter um fluxo de cobranças recorrentes?

Realizar cobranças é uma tarefa complexa e delicada. Porém, por meio de métodos e técnicas profissionais, o serviço torna-se eficiente e adequado, tanto para a empresa como para o cliente. Vejamos, abaixo, algumas vantagens oferecidas pelo fluxo de cobranças recorrentes.

Profissionalização da cobrança

Já citamos a cobrança automática como uma das tendências de mercado, certo? Sim, a efetividade de um sistema de cobrança, hoje, está estritamente relacionada à automatização. Isso porque o serviço realizado manualmente demanda muito tempo dos colaboradores e demora para ser concluído.

Imagine ter que escrever textos de SMS e e-mail para todos os clientes inadimplentes. Complicado, não? A automatização é um fruto tecnológico que é amplamente utilizado no fluxo de cobrança recorrente. Esse tipo de serviço transmite credibilidade e profissionalismo ao consumidor.

Maior contato com o cliente

O relacionamento com o cliente é fator fundamental em todas as etapas da venda de produto ou contratação de serviço. Na cobrança, não é diferente. Informar e alertar o cliente quanto ao vencimento de um boleto, por exemplo — ou mesmo propor soluções e opções de negociação da dívida — fortalece a relação com o consumidor em vez de fragilizar.

Lembramos que o ato de cobrar deve evitar, ao máximo, constranger o consumidor. Independentemente de ele dever para a sua empresa, deve ser tratado com dignidade e empatia.

Nessa perspectiva, as cobranças automáticas apresentam caráter impessoal e profissional, limitando a comunicação ao objetivo da negociação.

Melhor eficiência para estimular pagamentos

A profissionalização do serviço e o contato frequente com o consumidor aumentam a eficiência da cobrança e as probabilidades de pagamento. Os lembretes referentes ao vencimento da dívida e as possíveis condições de negociação estimulam o cliente a quitar a pendência ou, até mesmo, a considerar maneiras para resolver a situação.

Otimização do serviço

Outra vantagem é a otimização. Por serem recorrentes e executadas com frequência, as cobranças são enviadas ao consumidor automaticamente, de acordo com um planejamento e uma programação específica.

A utilização estratégica dos canais de comunicação também contribui com essa otimização. Com a possibilidade de contatar o consumidor por meio de telefone, SMS, e-mail, entre outros canais de comunicação, a cobrança chega ao cidadão de maneira rápida.

Caso um dos meios falhe — o e-mail vai para a caixa de spam, o número do celular está desatualizado etc. —, o outro faz a informação chegar ao destinatário.

Devo contratar uma empresa especializada para fazer as cobranças?

Está achando todo esse processo complexo demais? Um dos caminhos viáveis para adotar o fluxo de cobrança recorrente como uma estratégia para o seu negócio é a contratação de uma empresa especializada.

Por contar com tecnologias específicas à automatização de cobranças e profissionais capacitados, uma empresa do ramo tem competência para desempenhar o serviço com efetividade, eficiência e praticidade. Além do mais, você poderá ficar tranquilo e poupar energia.

Considerando que o perfil do consumidor vem mudando ao longo dos anos — em razão dos avanços tecnológicos —, é importante que seu empreendimento acompanhe essas transformações e utilize o fluxo de cobrança recorrente para enfrentar ou minimizar o problema da inadimplência.

Este post contribuiu com seu conhecimento? Que tal nos acompanhar no Facebook, Youtube e LinkedIn e ficar por dentro das nossas novidades e serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *