Não perca 5 lições das chamadas “startups unicórnio” para a sua empresa

O objetivo de todo empreendedor é crescer e prosperar, não é mesmo? Tanto aqueles que estão começando na vida empresarial, por meio de uma ideia inovadora, como os que já atuam no mercado há décadas buscam resultados promissores a curto e longo prazos.

Para ser bem-sucedido, é essencial que ele esteja aberto a aprendizados e atento às novidades e a exemplos de sucesso, como as startups unicórnio. Esse tipo de negócio pode oferecer lições valiosas para empresários e lojistas: seus métodos, visões e práticas inovadores resultam em crescimento acelerado e na conquista e fidelização de clientes.

Neste post, mostramos cinco desses ensinamentos, que podem afetar positivamente a realidade das micro e pequenas empresas. Pronto para conhecê-los? Então, continue conosco e confira os tópicos a seguir!

O que são as startups unicórnio?

As startups unicórnio são empresas que apresentam crescimento expressivo em um período curto de tempo, a partir de ideias que trazem inovação e atingem os mercados produtor e consumidor. São compostas por pessoas com visão estratégica, ousada, e dispostas a correr riscos e abrir novos mercados.

O unicórnio é um animal mitológico, um cavalo com chifres, que simboliza pureza e força. Uma característica importante de uma empresa dessas é ser avaliada em mais de US$ 1 bilhão e se tornar alvo de investidores do mundo inteiro no mercado de ações. No Brasil, a Nubank, a 99 e a PagSeguro são alguns dos exemplos.

Quais as lições das startups unicórnio empresas?

Veja, a seguir, cinco das principais lições que as startups unicórnio podem dar a outras empresas, sobretudo as de micro e pequeno portes. Acompanhe!

1. Criam serviços e produtos que caem nas graças do público

A primeira lição é desenvolver um produto ou um serviço que satisfaça o público. Isso significa buscar a excelência e conhecer os consumidores de maneira aprofundada (os gostos, as necessidades e os desejos deles). Quando os clientes gostam do que consomem, indica a outras pessoas e fazem, gratuitamente, um marketing eficaz.

2. Acompanham as mudanças de consumo

As inovações tecnológicas têm transformado o mundo. Hoje, os hábitos de consumo são totalmente diferentes dos da década passada. Uma das tendências mais marcantes do cenário atual é proporcionar experiências positivas para os clientes.

É isso que as startups unicórnio buscam, por meio da tecnologia (principalmente) e sem se acomodar na zona de conforto. Elas estão sempre em busca de compreender e agradar os consumidores.

3. Conseguem a simpatia das novas gerações

Por estarem inteiramente envolvidas com processos tecnológicos e oferecerem facilidades para a vida cotidiana, as startups unicórnio conquistam as novas gerações. Afinal, elas são nativas digitais e interessadas em soluções sustentáveis, inteligentes e inovadoras.

4. Comprovam que há espaço para a concorrência

Essas empresas têm mostrado também que há espaço no mercado para ideias revolucionárias. Isso combate a noção de monopólio que há até pouco tempo regia a maior parte dos segmentos empresariais no mundo inteiro.

5. Dão atenção às empresas de porte médio ao fechar negócio

Acordos com empresas de médio porte são corriqueiros nas startups unicórnio, enquanto a maior parte dos empreendimentos prioriza fornecedores de grande porte. Essa perspectiva vai ao encontro da ideia de economia das startpus, que busca sempre a redução de custos e mais efetividade.

Como as startps unicórnio revolucionam o mercado?

A revolução na forma de fazer negócios das startups unicórnio tem a ver com a identificação de problemas e a oferta de soluções inovadoras, por meio da tecnologia. É uma forma de empreendedorismo que, além do lucro, busca agregar valores sociais, e conquistar e fidelizar o cliente.

Claro que nem todo micro e pequeno negócio pode chegar ao patamar das startups unicórnio. Mesmo assim, com essas lições, é possível fazer a diferença na realidade local, conquistar novos clientes, fidelizá-los e, assim, aumentar o faturamento.

O que achou deste conteúdo? Aproveite e confira também cinco dicas para aumentar as vendas da sua empresa!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *