Saiba como diminuir a inadimplência em sua empresa de uma vez por todas

Sabemos que diversos negócios contam com o pagamento dos clientes para conseguir se manter e deixar as obrigações em dia, certo? Porém, muitas vezes, ocorrem atrasos e falhas nesses pagamentos, atrapalhando todo o planejamento.

Mas, como diminuir a inadimplência? Existem diversas estratégias para que essa situação seja solucionada. Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas relevantes para sua empresa.

Quer saber como receber em dia? Acompanhe o nosso post!

Faça uma boa análise de crédito

Quando você abre espaço para que o cliente faça o pagamento em parcelas, você conta apenas com a confiança de que essa pessoa vai cumprir com os compromissos em dia.

Para diminuir o risco de perdas, faça uma boa análise de crédito: procure restrições ao CPF e possíveis processos para recebimento de valores.

Formalize as formas de pagamento

Uma empresa pequena ou que está começando pode ainda não ter pensado em como receber seus valores, mas transferências bancárias não são a melhor maneira para controlar isso.

Optar por boletos ou carnês é uma boa solução para formalizar o pagamento e destacar a importância desse compromisso. Lembre-se também de sempre emitir nota fiscal, que além de dar subsídios para você recorrer judicialmente a uma dívida, ajuda a manter sua empresa em conformidade com as obrigações tributárias.

Tenha boas práticas de relacionamento

Um bom relacionamento com os clientes é uma estratégia inteligente para evitar a inadimplência. Afinal, apesar da concorrência, os consumidores dão preferência para fornecedores confiáveis e que entendem suas necessidades.

Assim, eles sempre vão se preocupar em pagar os compromissos em dia para não perder um vínculo comercial importante.

Para isso, mantenha sempre um histórico do cliente em mãos, até mesmo para avaliar a constância de pedidos e pagamentos.

Utilize um sistema de cobranças eficaz

As dívidas se acumulam e acabam virando uma bola de neve, atrapalhando completamente o fluxo financeiro da sua empresa.

Para evitar isso, adote um sistema de cobrança eficaz para alertar o seu cliente sobre atrasos e manter o controle dos recebíveis.

É importante que essa cobrança seja feita de maneira amigável, preservando o relacionamento com o comprador.

Incentive o pagamento à vista

O pagamento à vista nem sempre é valorizado pelos clientes, que buscam alguns dias a mais para conseguirem honrar seus compromissos. A solução é incentivar o pagamento à vista, seja com descontos, programas de fidelidade ou bônus.

Essa prática vai ajudar a manter seu fluxo de caixa em andamento e diminui a preocupação com recebíveis a médio e longo prazo.

Lembre-se sempre que, manter uma boa política de cobrança é uma maneira de manter sua empresa como opção viável para os clientes. Muitas vezes, a inadimplência foi causada por desemprego, problemas pessoais ou outras questões que não caracterizam má fé.

Valorize sempre o tratamento cordial, sem deixar de ressaltar a importância do recebimento na data correta.

Agora que você já sabe como diminuir a inadimplência no seu negócio, comece a aplicar essas dicas no dia a dia da empresa e veja como elas vão fazer a diferença na organização financeira.

Aproveite para conferir o nosso artigo sobre como o marketing digital também pode ajudar no combate aos atrasos nos pagamentos.

 

Sistema Nosso Crediário

O sistema Nosso Crediário é um sistema de Gestão de Crediário Próprio Profissional, que traz excelentes resultados, e pode ajudar sua empresa em cada etapa da implementação ou melhoria do seu crediário próprio.

Quer saber mais? Solicite uma avaliação gratuita, sem compromisso, preenchendo o formulário abaixo. Em até 48h um de nossos consultores vai entrar em contato para avaliar a situação as necessidades da sua empresa, e verificar junto com você se o sistema Nosso Crediário faz sentido o seu negócio.

2 comentários em “Saiba como diminuir a inadimplência em sua empresa de uma vez por todas

  1. Pingback: Fluxo de cobrança recorrente: o que é e quais as vantagens? - Nosso Crediário - Crediário Próprio Profissional

  2. Pingback: Boleto Bancário: descubra como emitir sem depender de bancos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *