Saiba como é feita a análise de crédito e cobrança aqui!

Um dos problemas que mais perturbam lojistas e empresários atualmente, a inadimplência tem atingido patamares elevados em função da crise econômica que afeta o país desde meados de 2014 e dos índices recordistas de desemprego. Nesse sentido, a análise de crédito e cobrança é alternativa fundamental para enfrentar o não pagamento por parte dos clientes.

Para ter uma ideia, há mais de 62 milhões de brasileiros com o nome restrito no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), por não honrarem seus compromissos financeiros. Os dados são do Banco Central e se referem a setembro de 2018. Em números brutos, a inadimplência é realidade na vida de mais da metade da população brasileira (52%).  

Neste post, nosso objetivo é explicar brevemente o funcionamento da análise de crédito e cobrança, ressaltando sua importância no atual mercado e seus principais benefícios. Se você quer saber o que é e como fazer esse tipo de análise para reduzir a taxa de inadimplência em sua empresa, está no lugar certo! Confira os tópicos abaixo e descubra!

O que é análise de crédito e cobrança?

A análise de crédito e cobrança é um procedimento administrativo adotado para conceder recursos financeiros, manter um relacionamento saudável com os clientes e evitar calotes. Um exemplo claro é uma loja de móveis que trabalha com um sistema crediário.

Na prática, antes de liberar a venda a prazo no carnê, tal análise verifica se o consumidor tem condições de assumir a dívida.

Para que serve?

O procedimento serve, principalmente, para evitar a inadimplência e proteger a saúde financeira e o fluxo de caixa do negócio. Vender um produto e não receber por ele representa prejuízo para o lojista e empresário. O dano pode ser irreparável dependendo do porte e da situação econômica da empresa.

A seguir, listamos brevemente algumas funções da análise de crédito e cobrança para prevenir a falta de pagamentos por parte dos consumidores:

  • definir condições de pagamentos;
  • conhecer bem o perfil do cliente e verificar sua capacidade de arcar com a dívida;
  • conceder o crédito de forma segura e estratégica;
  • estabelecer vínculos de relacionamento com o consumidor;
  • realizar processos de cobrança inteligentes na forma de lembretes, notificações, informações etc.

Como funciona a análise de crédito e cobrança?

Em linhas gerais, a análise de crédito e cobrança funciona em duas etapas.

Na primeira, antes de liberar o recurso financeiro, analisa-se o perfil do solicitante mediante a coleta de informações pessoais, financeiras e também o histórico de pagamentos, tais como:

  • nome;
  • CPF;
  • RG;
  • estado civil;
  • endereço;
  • renda mensal;
  • patrimônio;
  • entre outros.

O procedimento inclui a comprovação dos dados e consulta do CPF em plataformas de instituições de proteção ao crédito, para verificar se o cliente está com o nome restrito.

Já na segunda parte da análise, realizada após a concessão do crédito, coloca-se em prática processos inteligentes de cobrança via meios de comunicação.

São estratégias de cobrança sem constrangimento, que funcionam mais como mecanismos de prestação de serviços, mas que sempre lembram o consumidor acerca da dívida, seus prazos e consequências pelo não pagamento ou por atraso.

Quais os benefícios da análise de crédito e cobrança?

Os benefícios dessa estratégia vão ao encontro da saúde financeira do negócio, dada a diminuição da inadimplência, fortalecimento do relacionamento com o consumidor e aumento da fidelização — característica positiva do sistema crediário.

Por mais que a empresa seja de pequeno ou médio porte, a análise de crédito e cobrança não pode ser desconsiderada pelos gestores. Isso porque a acirrada concorrência obriga os negócios a oferecerem facilidades de pagamentos para reter clientes e alavancar vendas. Esse processo, contudo, deve ser acompanhado de segurança para evitar prejuízos irreparáveis.

Este conteúdo foi útil para você? Então, siga nossas páginas no FacebookYoutube e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *