Veja como melhorar o ponto de venda para chamar a atenção dos clientes

Ponto de venda

Há um velho ditado chinês que diz: “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Essa frase nos faz pensar na importância de investir na identidade e linguagem visual de um negócio, como estratégia para se diferenciar da concorrência. Afinal, quem não gosta de entrar em um ambiente agradável, sentir-se à vontade e conferir produtos de qualidade, não é mesmo?

Chamar a atenção dos consumidores e proporcionar boas experiências de compra é fundamental para aumentar o faturamento. Nesse sentido, a fachada  e toda decoração do ponto de venda (ou PDV) são o “cartão de visitas” de uma loja. São capazes de transmitir credibilidade, atraindo quem passa em frente a entrar, conferir os produtos e, quem sabe, sair com as mãos cheias de sacolas!

Pensando nisso, preparamos este post para apresentar a você algumas dicas sobre como melhorar o seu ponto de venda e chamar a atenção dos clientes. Fique conosco, acompanhe os tópicos seguintes e tenha uma ótima leitura!

Elabore um projeto visual impecável

O projeto de identidade e linguagem visual deve ser feito com bastante cuidado, baseado em pesquisa e análise. Ele é o que vai nortear toda a exposição dos produtos e resultar na decoração da sua loja, então, e o planejamento for falho, o resultado não será positivo.

Entre os pontos a serem observados na hora de elaborar um projeto visual, é sempre importante considerar se o plano está de acordo com o perfil do seu público-alvo. Também, se ele é coerente com a identidade da própria loja, e o principal: se tem capacidade de impactar quem passa em frente à fachada.

Imagine a sua loja com uma comunicação visual que não conversa com o cliente e que não o atrai a entrar. Trágico, não? Portanto, invista nessa etapa para que os seus resultados sejam expressivos e seguros.

Destaque a fachada do seu ponto de venda

Seu comércio pode até contar com os melhores produtos do mercado, expostos estrategicamente nas prateleiras, e oferecer um atendimento ao cliente impecável. Mas, se a fachada não for atraente, estará em desvantagem em relação à concorrência.

Estamos falando da “cara” de sua loja, o elemento que vai impactar ou não o consumidor que caminha pela rua. Então, destaque a sua fachada! Vale lembrar, contudo, que essa comunicação visual deve ser impactante, mas sempre de acordo com o perfil do público-alvo e com a identidade da loja. Sem exageros.

Cuidado com a legislação

Um cuidado recorrente que devemos ter é com a legislação do município onde está localizada a loja. Há normas específicas que regulam questões referentes a poluição visual e sonora, bem como objetos que podem atrapalhar a passagem de pedestres. Ou seja, o projeto visual deve obedecer o que preconizam essas leis municipais.

Se não ficar atento a isso, processos judiciais podem fazer com que sua fachada deixe de ser uma estratégia de mercado para se transformar em um problema, cujas consequências afetarão suas finanças e até a reputação do negócio. Ninguém quer que isso aconteça, não é verdade?

Explore os “pontos quentes” do negócio

Tratando mais especificamente sobre estratégias de venda, em si, vale destacar uma ótima forma de aumentar o rendimento da sua loja.

Pesquisas mostram que o brasileiro compra por impulso, corroborando com a premissa de que expor produtos específicos nos “pontos quentes” pode dar bons resultados. Basicamente, são aqueles locais do comércio aonde o cliente costuma parar e aguardar atendimento, como a fila do caixa.

Na medida em que ficam parados ali, observando, os consumidores acabam manuseando mercadorias e, mesmo que não estejam precisando ou procurando por elas, as colocam na cesta. Isso acontece bastante com chocolates, balas e outros doces, por exemplo.

Em suma, é importante explorar esses espaços da sua loja, estimular desejos de compra no cliente e, por conseguinte, alavancar as suas transações.

Capriche na decoração

A decoração da loja, como já dito, é fundamental para chamar a atenção do consumidor. Nesse sentido, atentar-se para detalhes que tornem o ambiente leve, agradável e animado contribui com a experiência positiva de compra — conceito mercadológico recente, mas que já vem sendo implementado por muitos empresários.

Uma prática interessante aqui é utilizar datas específicas para decorar a loja, como o Dia das Mães, a Páscoa e o Natal. Essa são excelentes oportunidades para destacar ainda mais o seu comércio, principalmente porque essas datas representam momentos de picos de vendas.

Atente-se para a iluminação

A luz valoriza ainda mais o ambiente e torna os produtos mais atraentes, então, faça da iluminação um elemento a mais para atrair clientes e destacar produtos.

Desde a fachada ao interior do ponto de venda — incluindo as prateleiras e vitrines —, é importante trabalhar cores de modo a estimular o consumidor a efetuar a compra. Detalhes como esses que fazem toda a diferença, influenciando a qualidade do atendimento e as próprias vendas, de modo geral.

Use a tecnologia para melhorar seu ponto de venda

Nosso mundo é tecnológico, veloz e dinâmico. Assim também é o cliente — cada vez mais exigente, inclusive. Por isso, investir em tecnologia, tanto para decorar a loja como para otimizar os serviços operacionais, é uma prática de gestão eficaz e imprescindível.

Pouco adianta ter um ponto de venda atraente, oferecer um ambiente agradável se o atendimento for lento, por exemplo. Nesse caso, mesmo com a comunicação visual correta e eficiente, o consumidor ficará insatisfeito, dando maior peso negativo à demora.

Ofereça produtos de qualidade

Chegamos ao alvo final e principal de qualquer loja: o produto. Todas as dicas apresentadas acima dizem respeito a estratégias de linguagem visual para atrair clientes a entrar no estabelecimento e conferir as mercadorias. No entanto, todo o seu projeto visual será inútil se o consumidor não encontrar os produtos de que precisa, ou se achar a sua qualidade baixa.

Em outras palavras, o casamento entre imagem e conteúdo é fundamental. A promessa de credibilidade e confiança transmitida pela comunicação visual do ponto de venda deve ser concretizada pela qualidade dos produtos. Só assim será possível conquistar a fidelização dos clientes.

Enfim, esperamos ter ajudado você com essas dicas, caro leitor. O mercado de hoje é altamente competitivo, com inúmeras lojas e empresas atuando no mesmo segmento e disputando o mesmo público. Justamente por isso, é tão importante buscar a inovação, para se destacar e conquistar clientes.

É preciso se reinventar e utilizar a criatividade para melhorar o seu ponto de venda e chamar a atenção do público. E, nesse sentido, o que vimos até aqui não são regras, mas sim de ideias que podem ser vir como diretrizes importantes. Agora que as conhece, o importante é adequá-las ao seu negócio!

Para contribuir ainda mais com esse objetivo, convidamos você a ler também estas 9 dicas para melhorar o visual da sua loja e atrair mais clientes!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *